PROMOÇÃO

quinta-feira, 20 de julho de 2017

TRÂNSITO AMC reboca 884 carros em quatro meses de operação

Estacionar a uma distância menor que cinco metros da esquina é infração média. A multa é de R$ 130,16
A operação tem como objetivo principal o respeito às normas de circulação e estacionamento para garantir aos condutores uma visibilidade adequada em áreas de esquina ( Foto: Nah Jereissati (22/3/2017) )

Os motoristas que tentam estacionar carros em esquinas de qualquer via municipal de Fortaleza deve ter atenção redobrada. A Prefeitura iniciou no dia 22 de março a operação "Esquina Segura" com o objetivo de reduzir os acidentes de trânsito em diversos cruzamentos da Capital. Desde o início da operação até o dia 4 de julho, 884 veículos já foram removidos das ruas e avenidas. A operação tem como objetivo principal o respeito às normas de circulação e estacionamento para garantir aos condutores uma visibilidade adequada em áreas de esquina. A ação, que busca melhorar a segurança viária e vem sendo conduzida pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), conta com uma intensificação da fiscalização para quem estacionar de forma irregular em áreas próximas aos cruzamentos, sendo priorizados os locais com maior quantidade de acidentes e alto fluxo veicular. De acordo com Disraeli Brasil, gerente de operações da AMC, durante as ações de remoção dos veículos os condutores alegam não ter espaço ou tempo para procurarem vagas. Nesta primeira etapa, além do reforço na fiscalização, o projeto contempla a renovação da sinalização horizontal e vertical, implantação de placas alertando a proibição de estacionamento, marca de canalização e tachões.
As intervenções servem para evitar a prática do estacionamento irregular, que é considerado uma das principais causas de acidentes na Capital.
Em um segundo momento, a Prefeitura irá realizar o prolongamento de algumas esquinas, a partir do alargamento da calçada de forma similar ao que foi implementado na área de trânsito calmo no bairro Rodolfo Teófilo. "Esse é mais um esforço da política de segurança viária da Prefeitura de Fortaleza. Prejudicar a visibilidade dos condutores nos cruzamentos é uma infração perigosa e pode provocar acidentes graves", ressalta o secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Saboia.

As sinalizações nas vias se concentram em pontos críticos nos bairro Aldeota, Parquelândia e Amadeu Furtado. A operação se estende em 74 cruzamentos com perspectiva de ampliação do programa. A definição dos locais foi realizada com base nos dados do Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito (Siat) referentes aos quatro primeiros meses de 2016.

Penalidades

De acordo com o Artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar a uma distância menor que cinco metros da esquina é infração média. A multa é de R$ 130,16 com quatro pontos na carteira. "Queremos implantar uma tolerância zero para quem comete esse tipo de irregularidade, que compromete a visibilidade do motorista e oferece graves riscos. Através desta coibição ampliamos o campo de visão do condutor ao passar por um cruzamento e, dessa forma, evitar acidentes", explica Arcelino Lima, superintendente da AMC.

O veículo flagrado cometendo a infração é removido e encaminhado ao depósito do órgão, na Av. Juscelino o Kubitschek, número 5.800, bairro Passaré. Para retirar o veículo, o condutor precisa apresentar a documentação e pagar os débitos.

Saiba mais

Esquinas críticas já sinalizadas:

Joaquim Nabuco X Pereira Valente, Oswaldo Cruz X Tomás Acioli,

Oswaldo Cruz X Assis Chateaubriand, Barbosa de Freitas X Francisco

Holanda, Cel. Alves Teixeira X José

Lourenço, Francisco Sá X Dona Medinha,

Azevedo Bolão X Amadeu Furtado, Torres Câmara X Dr. José Lourenço, Carneiro de Mendonça X Belo Horizonte, César Fontenele X Prof. Lino da Encarnação e Amadeu Furtado X Gustavo Sampaio
 João Lima Neto - Repórter
Fonte:AMC
Via DN

Nenhum comentário: