PROMOÇÃO

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Avanço do sinal vermelho entre 20h e 5h59, onde há fiscalização eletrônica, não renderá multa

Autarquia defende cautela no trânsito e alerta que é preciso estar com velocidade reduzida de até 30km/h para não ser multado
Proibição ou não gerou dúvida entre motoristas ( FOTO: Diário do Nordeste/Arquivo )

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) afirmou, em nota divulgada nesta terça-feira (15), que, nos locais controlados por semáforos, onde existe fiscalização eletrônica, o equipamento não registra a infração do avanço do sinal vermelhodurante entre 20h e 5h59, desde que a passagem pelo local se dê em velocidade reduzida, ou seja, com no máximo 30 km/h.

Há cerca de 5 dias, a informação de ultrapassar ou não o sinal vermelho naquele intervalo de tempo gerou dúvida nas redes sociais. Até então, a Autarquia havia informado apenas que cumpria a determinação do artigo 208 do CTB, segundo o qual "avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória é uma infração de natureza gravíssima e tem como penalidade multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na carteira".

Ainda de acordo com a nota, a AMC esclarece que, ‘’enquanto órgão de trânsito, sempre procurou incentivar o respeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estimulando o não avanço de semáforo ou de qualquer outra irregularidade’’.

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) já havia informado ao Diário do Nordeste que não multa em uma velocidade específica (até 30 km/h). De acordo com o órgão estadual, os equipamentos de fiscalização eletrônica instalados nos semáforos não registram avanço de sinal vermelho quando o condutor desenvolver velocidade de até 30km, desde que verifique que não haja veículo atravessando o cruzamento, no horário das 20h às 5h59, nas rodovias.


Diario do Nordeste

Nenhum comentário: