PROMOÇÃO

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

DA POLÍCIA CIVIL Juiz federal decreta prisão preventiva de inspetor




O inspetor da Polícia Civil Antônio Henrique Gomes de Araújo teve a prisão em flagrante convertida em preventiva pelo juiz Danilo Dias Vasconcelos, que responde pela 12ª Vara Criminal da Justiça Federal no Ceará. O policial foi preso durante a Operação "Vereda", da Polícia Federal (PF), com cerca de R$ 4 mil em moeda falsa.

Outros dois inspetores e mais três pessoas também foram detidos na ação da PF. Um dos policiais civis estava com moeda falsa, mas como a falsificação foi considerada mal feita pela PF, o caso foi tratado como estelionato e transferido para a Justiça estadual. Outro inspetor foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, assim como os demais envolvidos e também terão os casos analisados pelo Judiciário estadual. Os investigados pela PF podem responder pelos crimes de peculato, concussão, corrupção passiva, associação criminosa, tráfico de drogas, comercialização ilegal de anabolizantes, falsificação de moeda e posse ilegal de arma de fogo.

Incompetência

A defesa dos delegados afastados ingressou com pedido de incompetência da Justiça Federal para julgar o caso apurado na Operação "Vereda". "É compreensível que a investigação seja conduzida pela Polícia Federal. No entanto, não enxergo, até o momento, a competência da Justiça Federal para o caso. No meu entender, a Justiça Federal poderia sim, ter conduzido a investigação, mas destinado os pleitos de condução e afastamento de função para a Justiça Estadual. Não vislumbro nenhum crime de interesse da União sendo apurado, e nenhum crime transnacional", disse o advogado Leandro Vasques.

Conforme o advogado, a defesa solicita ainda a restituição das carteiras funcionais e as armas de fogo pertencentes aos policiais por conta do risco que estão correndo. Vasques também está requerendo a revogação do afastamento dos delegados Lucas Aragão e Patrícia Bezerra, assim como a remoção da delegada Anna Cláudia Nery.

A defesa dos inspetores afirmou que se manifestaria durante o dia de hoje após tomar conhecimento do inteiro teor da acusação.


Diario do Nordeste

Nenhum comentário: