PROMOÇÃO

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Governo recebe primeiro de dois novos helicópteros para reforçar atuação da Ciopaer

O Ceará ganha importante reforço nas diferentes áreas de atuação da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). O Governo recebeu, nesta terça-feira (19), o primeiro de dois helicópteros destinados à Coordenadoria, para atuação em missões de segurança pública, defesa civil e atendimento humanitário, inclusive transporte aeromédico e de órgãos humanos para transplantes. O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, representou o governador Camilo Santana na missão oficial à Alemanha. Acompanhado do coordenador da Ciopaer, o delegado Aristóteles Tavares Leite, e do Coordenador do Projeto de Modernização Tecnológica do Estado do Ceará II, da Secitece, Ricardo Costa, eles foram recepcionados pelo presidente da Airbus Alemanha, Wolfgang Schoder. O helicóptero faz parte do Promotec II, com o objetivo de modernizar as instituições públicas por meio da aquisição de equipamentos de alta tecnologia. É uma aeronave biturbina leve, em versões multimissão, voltada para operações de segurança pública, defesa civil, combate a incêndios, inteligência policial, fiscalização das divisas, fiscalização e monitoramento dos recursos hídricos, resgate em terra e no mar, transporte de enfermos e feridos graves, com o suporte de médico, transporte de órgãos humanos para transplante, dentre outras missões diversas em benefício da população cearense.

Equipamento. O secretário Inácio Arruda ressaltou a importância do equipamento, que chega aos lugares mais longínquos do Estado, em qualquer hora do dia e da noite, salvando vidas, resgatando pessoas de acidentes graves e fazendo o transporte de órgãos para serem transplantados.
“Estamos dando continuidade a um programa de governo, de expansão das bases da Ciopaer, que vem sendo executado desde julho de 2015, com a inauguração das Bases de Juazeiro do Norte e Sobral”, explicou.

O delegado Tavares, frisa que “esta aeronave é um Helicóptero Airbus H135 Helionix, cujo destaque está nos equipamentos de última geração à disposição dos pilotos para a execução dos voos, que proporcionam maior interação e consciência situacional em todas as fases da operação, aumentando assim a segurança para tripulação e passageiros. Destaca-se ainda o piloto automático de quatro eixos, que proporciona maior estabilidade para a aeronave em diversas situações, sobretudo em resgates com a utilização do guincho elétrico, operações naturalmente críticas. Essas aeronaves serão as primeiras desse modelo na América Latina, motivo de orgulho para o Estado e para a própria Airbus”.

 Sertão Alerta

Nenhum comentário: