PROMOÇÃO

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Banco Central mantém taxa básica de juros em 6,5% ao ano; menor patamar desde 1999

Foto: Reprodução / EBC

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) optou pela manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 6,5% ao ano. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (19) e conforme informações do portal G1 já era esperada pelo mercado financeiro. Fixado desde março deste ano, este é o menor patamar da Selic desde o início do regime de metas para a inflação, em 1999.

Analistas estimam que a taxa não seja alterada até o fim de 2018, e que em 2019 seja elevada gradualmente até alcançar 8% ao ano. A Selic é a taxa básica de juros da economia e serve como referência para todas as demais taxas cobradas das famílias e empresas.

A meta central de inflação neste ano é de 4,5%, no entanto, com a "margem de tolerância", a meta será considerada formalmente cumprida caso fique entre 3% e 6%.

O Copom informou que o cenário econômico atual "prescreve manutenção da taxa Selic no nível vigente". O comitê indica a possibilidade de elevação dos juros caso haja a possibilidade de aumento da inflação "no horizonte relevante para a política monetária".

Nenhum comentário: