PROMOÇÃO

terça-feira, 4 de setembro de 2018

SEGURANÇA PRF inicia operação em BRs para o feriado da Independência

Em alguns pontos, o condutor que for flagrado cometendo alguma infração será convidado a assistir vídeos que mostram a consequências das infrações
Radares fotográficos e etilômetros serão utilizados para coibir comportamentos de risco ( Foto: Arquivo/Diário do Nordeste )

Com o intuito de reduzir e prevenir acidentes de trânsito, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia, nesta quinta-feira (6), a Operação Independência 2018. A ação, que vai até as 23h59 de domingo (9), acontece em função do feriado de 7 de setembro ocorrer numa sexta-feira, favorecendo a realização de viagens e ocasionando, consequentemente, o aumento do fluxo de veículos e passageiros nas rodovias federais do Ceará. O planejamento da operação levou em consideração a análise de dados estatísticoscom foco no comportamento dos motoristas e nas características dos acidentes considerados graves. 

Em 2017, PRF trouxe um balanço de 1.521 autos infracionais e 129 veículos recolhidos. A operação durou cinco dias, a partir da véspera do feriado de 7 de Setembro, e fiscalizou mais de três mil motoristas. Durante o feriado prolongado, houve registro de 17 acidentes; seis considerados graves, com 13 feridos e cinco mortes.

Neste anp, serão priorizadas ações preventivas para a redução de acidentes relacionados ao excesso de velocidade, à alcoolemia ao volante, às ultrapassagens indevidas, ao uso inadequado do cinto de segurança e de dispositivos de retenção para as crianças, e envolvendo motocicletas ou ciclomotores, que apresentam índices elevados de letalidade. Também serão realizadas atividades de educação para o trânsito e de combate ao crime. Radares fotográficos e etilômetros serão utilizados para coibir comportamentos de risco como: o excesso de velocidade e a mistura fatal de álcool e direção. As equipes também estarão posicionadas para identificar e combater as ultrapassagens proibidas, conduta arriscada que pode resultar em acidentes do tipo colisão frontal. 

Além do patrulhamento ostensivo, a PRF também promoverá ações educativas buscando sensibilizar motoristas e passageiros de seus papéis na construção de um trânsito mais seguro. Em alguns pontos, o condutor que for flagrado cometendo alguma infração será abordado e, enquanto aguarda a notificação, será convidado a assistir a vídeos que mostram comportamentos inadequados no trânsito e as consequências dessas condutas. 

Desfile 

A PRF também participará do Desfile Cívico-Militar realizado na Avenida Beira-Mar, em Fortaleza, no dia 7 de setembro. Na ocasião, a PRF estará em destacamento motorizado, onde serão utilizadas 10 motocicletas, 10 viaturas operacionais e um carro de apreensão de animais. Quatro motocicletas serão utilizadas na escolta do Comandante da 10ª Região Militar e do Governador do Estado.

Diario do Nordeste

Nenhum comentário: