PROMOÇÃO

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Após 90 dias, Funceme volta a registrar chuvas acima de 90 milímetros no Ceará


Resultado de imagem para chuvas
Além do registro em Ararendá, houve precipitações em mais de 10 municípios do Estado entre as 7h de segunda e as 7h desta terça-feira (16).

Uma chuva de 94 milímetros foi registrada, na noite desta segunda-feira (15), em Ararendá, município localizado na macrorregião de Ibiapaba, oeste do Ceará, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Última vez que a Funceme registrou precipitações de 94 milímetros foi no dia 10 de julho no município de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza.

De acordo com o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, as precipitações naquele município e nas áreas mais próximas aconteceram entre 19h e 22h de ontem, tendo influência de instabilidades em estados vizinhos.

“Nas últimas 24 horas, sob condições meteorológicas favoráveis e influência de um sistema frontal próximo ao sul do Nordeste, se intensificaram áreas de instabilidade atmosférica em algumas regiões nordestinas interioranas, tais como no centro-norte do Piauí e leste do Maranhão. Parte dessa instabilidade alcançou o oeste do Ceará, desde a Ibiapaba até os Inhamuns, ocasionando os eventos de chuva”, explica o meteorologista.

Além do registro em Ararendá, houve precipitações em mais de 10 municípios do Estado entre as 7h desta segunda e as 7h desta terça-feira (16), como aconteceu também entre o último domingo e ontem. Conforme dados parciais do Calendário de Chuvas da Funceme, as outras maiores precipitações foram em Ipaporanga (40 mm), Carnaubal (33,6 mm), Aiuaba (26 mm), Croatá (22,6 mm) e Santa Quitéria (22 mm). Novos dados podem chegar ao longo do dia.

Previsão para próximos dias

Para esta terça, o órgão estadual prevê mais eventos de chuva na região de Ibiapaba, além do Cariri, Sertão Central e Inhamuns. Nas demais áreas, céu parcialmente nublado.

Já para esta quarta-feira (17), há possibilidade de precipitações na faixa litorânea, na Ibiapaba e no Sertão Central e Inhamuns. Por fim, na próxima quinta-feira (18), a Funceme indica céu parcialmente nublado em todas as regiões cearenses.

Diario do Nordeste

Nenhum comentário: