PROMOÇÃO

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Inovações em biocombustíveis serão discutidas em evento nacional gratuito sobre Bioenergia

Foto: Divulgação


Especialistas na área de desenvolvimento sustentável vão se reunir no V Seminário Nacional de Bioenergia, que acontece nesta sexta-feira (30) e sábado (1), na FTC Salvador (campus Paralela). O objetivo do evento, que é gratuito, é discutir a busca por novas estratégias energéticas com menores custos de produção e sem impactos negativos ao meio ambiente. A crise dos combustíveis, que teve como marco a paralisação dos caminhoneiros, em maio deste ano, demonstrou o impacto das decisões do setor no cotidiano da população e que a solução para o equilíbrio dos preços não é simples.

O tema da quinta edição do evento será “Bioenergia e Desenvolvimento Sustentável”. Entre as palestras, estão a “Inovação em Biocombustíveis”, que será ministrada pela pós-doutora em Bioquímica, Renata Angeli, nesta sexta. Já na manhã de sábado, a palestra do Coordenador de Regulação de Qualidade de Produtos da Agência Nacional de Petróleo e Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) Jackson da Silva Albuquerque tratará sobre a “Regulamentação dos Biocombustíveis”, além de abordar questões relacionadas à crise dos combustíveis.

De acordo com Relatório sobre o Mercado de Energias Renováveis divulgado este mês pela Agência Internacional de Energia (AIE), o Brasil apresenta a matriz energética menos poluente do mundo. Porém, equilibrar custo de produção e impactos ao meio ambiente ainda é um desafio. “Ainda hoje buscamos energias renováveis que sejam mais baratas, mas ainda não temos conseguido. Se considerarmos as inúmeras possibilidades de produção em substituição ao uso da cana-de-açúcar, o milho, por exemplo, podemos perceber que o combustível deveria custar, no máximo, R$ 2”, destaca o professor da FTC e especialista em Bioenergia Celular, Marcus Lázaro Guerreiro, que participa da organização do seminário.

O V Seminário Nacional de Bioenergia também promoverá discussões sobre os gargalos e oportunidades para o desenvolvimento de tecnologia no setor de Bioenergia, e contará com o lançamento da sétima edição do livro “Bioenergia – Um diálogo renovável”, que reúne trabalhos científicos de egressos do mestrado em Bioenergia da FTC. Para mais informações sobre inscrições e programação, basta acessar https://doity.com.br/v-simpsio-nacional-em-bioenergia.

Nenhum comentário: