sexta-feira, 14 de junho de 2019

Crise na Avianca afetará turismo durante Copa América, aponta Tinoco

Foto: Michael Melo / Metrópoles


A crise na Avianca impactará no turismo soteropolitano durante a realização da Copa América, aponta o secretário de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco. A competição tem início nesta sexta-feira (14), mas o primeiro jogo em Salvador acontece no sábado (15), com o duelo entre Argentina e Colômbia, na Fonte Nova, às 19h.

Tinoco destacou a presença massiva dos colombianos, que jogam duas vezes na capital baiana, mas afirma que há baixa procura das demais nacionalidades para conhecer Salvador. No entanto, ele comemora a realização do torneio em meio ao São João. “Dos demais [países] não há tanta intensidade. Por outro lado, está servindo, sim, sobretudo pelo momento do impacto da crise com a Avianca. A gente já tem um mês de junho, sobretudo a segunda quinzena, sendo a pior do ano em todos os anos, pois Salvador passa a ser mais emissivo que receptivo em virtude das festas juninas tradicionais. A Copa América vem como uma compensação”, disse, em entrevista ao Bahia Notícias.

Embora a competição aconteça em meio às festas juninas, o titular da Secult acredita que a taxa média de ocupação da rede hoteleira estará abaixo do esperado, muito por conta da crise da companhia aérea. “Devemos ter uma taxa média de ocupação que não vai ser o que gostaríamos de ter. Até mesmo porque a Avianca é uma companhia latina, e poderia estar ajudando muito se a Avianca Brasil estivesse em pleno funcionamento, em virtude de ela preencher em 29% o mercado de Salvador. Se estivesse plenamente, estaria trazendo essa distribuição. Nós, por exemplo, não temos uma conexão direta com Santiago (Chile). Nossos turistas vêm por outras conexões – via São Paulo, Brasília ou Rio. Então, não teremos o melhor desempenho em virtude, exatamente, da crise da Avianca, que distribuía bem aqui no mercado nacional”, opinou.

Ao todo, Salvador receberá cinco partidas do campeonato. Confira:

14/06:
Argentina x Colômbia

18/06:
Brasil x Venezuela

21/06:
Chile x Equador

23/06:
Colômbia x Paraguai

29/06:
Quartas de final (1º C x 3º A/B)



Nenhum comentário: