Fortaleza

Lula X Ciro: conflitos nacionais a caminho da corrida pela Prefeitura de Fortaleza

O Bate Papo Político, no Jornal Alerta Geral (FM 104.3 – Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior + Internet), edição desta sexta-feira (15), abordou os reflexos das divergências entre as principais lideranças do PT e PDT na corrida pela Prefeitura de Fortaleza
 Lula X Ciro: conflitos nacionais a caminho da corrida pela Prefeitura de Fortaleza

Os conflitos nacionais entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidenciável Ciro Gomes (PDT) terão desdobramentos nas eleições municipais em Fortaleza. Lula e Ciro voltaram a trocar farpas nessas últimas 72 horas. O petista mandou um recado ao dizer que o PT não irá encolher, terá candidato a presidente em 2022, enquanto, para Ciro, que concedeu entrevista, nessa quinta-feira (14), ao jornal espanhol El País, não há mais apreço por Lula.



Antes de 2022, na corrida pelo Palácio do Planalto, a eleição municipal provocará, também, rupturas na relação entre o PT e o PDT. O ex-presidente Lula quer o PT com nome próprio à Prefeitura de Fortaleza, enquanto o PDT quer manter o comando politico e administrativo da Capital elegendo o sucessor do atual prefeito Roberto Cláudio.

O PDT tem, hoje, como pré-candidatos o presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto, o Secretário de Governo da Prefeitura de Fortaleza, Samuel Dias e a vice-governadora Izolda Cela. Um grupo do PT quer a candidatura da ex-prefeita Luizianne Lins.

Em meio ao fogo cruzado, está o governador Camilo Santana, aliado dos irmãos Cid e Ciro Gomes e trabalha com o prefeito Roberto Cláudio para o grupo eleger o prefeito da Capital em 2020. Camilo tenta, ao máximo, adiar conversas sobre as eleições municipais, acompanha o embate entre o ex-presidente Lula e o presidenciável Ciro Gomes e espera o momento certo para assumir uma posição sobre a sucessão municipal em Fortaleza.

O momento será o mês de julho do próximo ano quando serão realizadas as convenções para definição de candidaturas e alianças partidárias. Até lá, o vai e vem de declarações entre lideranças do PDT e PT marcarão a corrida pré-eleitoral de 2020.

Acompanhe no Bate Papo Político, no Jornal Alerta Geral, a análise sobre os conflitos entre PDT e PT, os desdobramentos dessa crise na disputa pelas eleições em Fortaleza e a movimentação dos partidos de oposição voltada à sucessão do prefeito Roberto Cláudio.

Ceará Agora

About Acopiara Alerta

Tecnologia do Blogger.