Área do Ceará deve passar por chuvas intensas nesta quinta-feira, diz Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta valendo nessa quarta-feira (15) até as 9h desta quinta-feira (16) apontando chuvas intensas em parte do Ceará. O aviso coloca como áreas com chances de precipitação o norte, noroeste, centrossul e sertão cearenses, com risco de chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou de até 50 mm por dia. Parte do Piauí também deve ser atingida pelo fenômeno.
Entre terça-feira (14) e quarta-feira (15), pelo menos 102 municípios cearenses registraram chuvas, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), com precipitações em todas as regiões do estado.


A Funceme explica que as atuais condições estão sendo indicadas a partir da ação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que deve influenciar as condições de tempo em algumas áreas do Estado. A ZCIT é uma banda de nuvens que circula a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul.

Previsão para os próximos dias, segundo a Funceme


Quinta-feira (16)


Nebulosidade variável com possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba e no Sul. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.


Sexta-feira (17)


Nebulosidade variável com chuva isolada no Centro-Norte. Nas demais regiões, céu com poucas nuvens.