Hospital com 204 leitos será utilizado para atender possíveis casos do novo coronavírus. Ceará tem 125 casos confirmados de Covid-19.


Resultado de imagem para Prefeito de Fortaleza anuncia construção de hospital no Estádio Presidente Vargas

Estádio Presidente Vargas deve receber hospital para atendimento de pacientes com coronavírus. — Foto: Secel/Divulgação

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciou nesta segunda-feira (23) a construção de um hospital na estrutura do Estádio Presidente Vargas, localizado no Bairro Benfica. A nova unidade de saúde contará com 204 leitos para receber pacientes diagnosticados com a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Conforme o prefeito, a obra já começa nesta segunda-feira. O hospital deve estar disponível para o atendimento de pacientes a partir do dia 20 de abril.


Roberto Cláudio afirmou que os 204 leitos serão divididos em 17 enfermarias, com 12 leitos cada. A unidade de saúde terá base em concreto, estrutura metálica, farmácia, contêineres de higienização e áreas de desinfecção numa área de 3.500 metros quadrados. Parte do material já está sendo deslocado do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza.


“Inicialmente, serão leitos de internamento comum mas com a possibilidade caso haja disponibilidade principalmente de respiradores e pessoal e eventual necessidade da população, a gente gradualmente pode adaptar para leitos de UTI”, explicou o prefeito. Segundo ele, o projeto emergencial era discutido desde a semana passada.


Além da estrutura física, já estão sendo adquiridos macas e insumos básicos para o início das atividades.


Na sexta-feira (20), o prefeito de Fortaleza testou positivo para o novo coronavírus. O chefe do executivo municipal não apresentou sintomas da Covid-19, mas fez os testes por orientação de especialistas, já que manteve contato direto com pessoas já detectadas com a doença.





Outras medidas




O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou neste domingo (22) um pacote de benefícios para pessoas atingidas pela quarentena no estado devido ao coronavírus. Na semana passada, um decreto do governo proibiu as atividades comerciais não essenciais e eventos culturais, o que prejudicou a renda de trabalhadores autônomos, artistas e outras categorias.


Para amenizar os impactos do decreto, o pacote de medidas anunciado neste domingo garante os seguintes benefícios:



Suspensão por 90 dias (abril, maio e junho) da cobrança de água para consumidores de baixa renda;
Suspensão por 90 dias da cobrança da tarifa de contingência;
Lançamento de edital para artistas, que farão apresentações on-line.




Conforme Camilo Santana, a suspensão da cobrança de água vai atingir 338 mil famílias em Fortaleza e Região Metropolitana.


Já a suspensão da tarifa de contingência vai beneficiar 221 famílias da Grande Fortaleza, conforme Camilo Santana. A tarifa de contingência estabelece um limite de consumo de energia; caso o cliente ultrapasse essa meta, ela paga uma porcentagem sobre o excedente.


Camilo Santana afirmou ainda que vai divulgar nesta segunda-feira (23) um edital para artistas, que estão impedidos de realizar eventos devido à quarentena. Os vencedores do edital, conforme Camilo, vão apresentar shows e eventos culturais nas redes sociais do Governo do Estado.




Avanço da doença no Ceará



Número de pessoas usando máscaras em Fortaleza aumenta à medida que novos casos de coronavírus são confirmados. — Foto: Natinho Rodrigues/Sistema Verdes Mares

O número de casos confirmados de pacientes com coronavírus no Ceará subiu para 125 de acordo com novo boletim epidemiológico divulgado neste domingo pela Secretaria da Saúde. Foram 41 casos a mais em relação ao último boletim divulgado no sábado (21). A quantidade de suspeitos e os casos descartados não são mais divulgados.


Somente em Fortaleza são mais de 70 casos casos. Outras cidades que registram casos confirmados da doença são: Aquiraz, Fortim, Juazeiro do Norte e Sobral. Um paciente natural de São Paulo foi diagnosticado com a Covid-19 no Ceará.


De sexta-feira (20) para sábado (21), o número de pessoas que testaram positivo no Ceará saltou de 68 para 84, conforme último balanço da Secretaria da Saúde (Sesa), um acréscimo de 23,5%.


Número de casos de coronavírus no Ceará por dia
Ceará15 de março16/0317/0318/0319/0320/0321/0322/030255075100125150
Fonte: Sesa







Transmissão comunitária




O Estado do Ceará já registrou casos de transmissão comunitária do novo coronavírus, de acordo informação do secretário de Saúde, Dr. Cabeto. A transmissão comunitária - quando o contágio da doença está ocorrendo dentro do próprio estado - aumenta a necessidade de isolamento social. "Agora passam a ser contágios múltiplos entre pessoas do próprio estado por isso aumenta mais ainda a importância do isolamento social", ressaltou Cabeto.


Ciclo do coronavírus — Foto: Foto: Arte/G1

G1 CE