A solução é a mesma da água sanitária utilizada para higienizar ambientes internos
O equipamento lança a solução a uma distância de 10 metros (Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza)

Um caminhão percorre Fortaleza vaporizando uma solução para higienizar telhados, calçadas e ruas desde a segunda-feira, 20. Diferente de alguns componentes do conhecido fumacê contra arboviroses, a vaporizada pelo caminhão é segura para a saúde humana e bem comum: hipoclorito misturado com água.

Em entrevista à rádio O POVO/CBN nesta terça, 21, o coordenador especial de Limpeza Urbana, Albert Gradvohl, explica que a solução é a mesma feita com água sanitária e água. "É hipoclorito [água sanitária] em uma solução maior e a água é o solvente. Todos os infectologistas concordam que é o ideal para matar o coronavírus", explica.

O coronavírus é um organismo composto basicamente por proteínas encoberto por uma camada de gordura. No momento que essa camada de gordura é destruída, o vírus morre. É por isso que a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta a higienização dos ambientes com água sanitária, desengordurantes ou álcool em gel como medidas preventivas à Covid-19.

O coordenador reforça que a solução vaporizada não causa danos à saúde, portanto pode ser aplicada nas ruas mesmo com pessoas fora de casa. "Não tem dano a saude até porque a própria solução é regulada com PH neutro. É como se você estivesse controlando o PH de uma água de piscina, ou da própria água sanitária", ilustra.


O caminhão passará primeiro pelos bairros com maior índice de óbitos por Covid-19 - Cristo Redentor, Barra do Ceará, Vicente Pinzón e Cais do Porto -, mas terá continuidade por toda a Capital. Segundo a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), Fortaleza tem 2.841 casos confirmados de Covid-19 e 164 óbitos. Os dados foram atualizados às 17h do dia 20 de abril de 2020.

O POVO