Dois ônibus de turismo foram apreendidos na noite da segunda-feira (06), quando passavam por Tauá vindos de São Paulo com destino a municípios da região. 88 pessoas estavam nos dois veículos.

Os ônibus tinham saído de São Paulo conduzindo passageiros que tinham como destino municípios da região. Os veículos passaram por Parambu, mas acabaram apreendidos em barreiras sanitárias em Tauá.

As interceptações foram feitas pelas equipes da ROMU e do Pró-cidadania e todos os passageiros e tripulantes foram conduzidos à Delegacia. Em seguida, foi acionada a Secretaria de Saúde do município para verificar o quadro de saúde dos passageiros.

A primeira apreensão foi feita pela ROMU por volta das 19:30h na BR 020, próximo a Churrascaria. O ônibus transportava 44 pessoas sendo 42 passageiros e 2 motoristas.


A segunda apreensão foi realizada por volta das 22:30h pelos Agentes de Cidadania com o apoio da Polícia Militar, em frente ao CECITEC, na BR 020. O ônibus transportava passageiros que saíram de São Paulo e seguiam para a cidade de Poranga, nos Sertões de Crateús.

Os procedimentos foram realizados na Delegacia Plantonista de Tauá, e logo depois os veículos foram liberados para deixar os passageiros em seus locais de origem, mas terão que retornar para a DP onde ficarão apreendidos.

Os responsáveis podem responder com base no Artigo 268, por infringir a determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doenças contagiosas. Se condenados podem pegar pena de detenção de um mês a um ano, e pagamento de multa.

Repórter: Lindon Johnson
Fotos: Sheldon Gomes